“Qualidade garantida preservando o meio ambiente”
     
 

Benefícios da Pintura Eletrostática em Pó

A pintura eletrostática em pó é um processo de revestimento muito versátil que oferece inúmeros benefícios para o consumidor, se comparados àqueles oferecidos pelos processos convencionais de pintura líquida.

A Abaixo estão alguns dos principais benefícios obtidos com a pintura eletrostática em pó

Eficiência
  • A tinta eletrostática em pó é muito mais eficiente que os processos convencionais de pintura líquida, pois não produz gotejamento, escorrimento ou pontos de bits. Apresenta maior resistência a riscamento sem atingir o substrato pintado, maior camada obtida em uma 1ª aplicação (pois tem como partida uma camada mínima de 40 µm contra 15 µm do processo convencional de pintura liquida), não exigindo o processo tempo de secagem ou de flash-off.

  • O processo de pintura eletrostática em pó permite que mais peças sejam pintadas em um curto período de tempo, com taxas de rejeição significativamente menores, ao contrário do processo convencional de pintura liquida, obtendo-se, assim, maior produtividade.

Economia
  • Quando as peças a serem aplicadas são posicionadas em uma planta com correntes transportadoras (sistema automatizado), isso permite menores custos unitários de produção.
Economia de energia
  • Estufas para polimerização de tinta eletrostática em pó requerem muitos poucos difusores de ar, se comparadas às estufas utilizadas para secagem de peças pintas pelo processo convencional com tinta liquida (neste processo é utilizado solvente, tudo a exigir uma zona de calor controlada, com necessidade de distribuição e controle de enormes volumes de ar, com vistas à proteção contra os efeitos da volatilização dos solventes, via de regra, inflamáveis). Em comparação, o volume de gases produzidos por uma estufa de polimerização no processo eletroestático em pó é menor e mais gerenciável.
Respeito ao meio ambiente
  • A tinta eletrostática em pó é uma alternativa de tinta eco-amigável, menos agressiva ao meio ambiente, quando comparada à tinta líquida convencional. A tinta eletrostática em pó é livre de solvente, por tanto não produz VOC, bem como não produz vapor, fumos ou gases tóxicos.
  • A tinta eletrostática em pó é comprovada como um método de revestimento limpo. A tinta eletrostática em pó é aplicada por um conjunto de fonte e pistola eletrostática, não sendo exigidos solventes nocivos para sua aplicação. Todo o pó usado é 100% reciclável, sendo ainda possível a reutilização daquele dispersado na cabine de pintura, eis que retido pelos filtros ali instalados. Assim, o processo praticamente não acarreta a geração de resíduos, não sofrendo o meio ambiente ações nocivas em razão de seu descarte.
  • A tinta eletrostática em pó, assim, é ecologicamente correta, eis que não possui solventes prejudiciais.
Excelente acabamento
  • A tinta eletrostática em pó proporciona um acabamento superior. Por ser versátil, pode fornecer propriedades de desempenho extremo e decorativo. Há uma ampla gama de opções de cores, texturas e acabamento (brilhante, semibrilho, semifosco e fosco). Você, nosso amigo, parceiro e cliente, pode revestir qualquer superfície, obtendo, com a pintura eletrostática a pó, acabamento ímpar, com a durabilidade que se estenderá por alguns bons anos.

Fechar